Sessão especial: Clima, Justiça Social e Direitos Humanos, com Daiara Tukano



Descrição da sessão: Nesta sessão que abre o 4º Encontro Nacional pela Justiça Climática, contamos com duas presenças muito especiais: Daiara Tukano, dos Tukano do Alto Rio Negro, no Brasil, activista, artista, investigadora e pensadora sobre direitos humanos e causas indígenas; e Daniela Ferreira, em representação do movimento estudantil que em Portugal mobilizou estudantes em mais de 20 cidades para a primeira Greve Climática Estudantil, no próprio dia 15 Março. Estas duas mulheres lembram-nos, de pontos de vista muito diferentes, as articulações profundas entre as mudanças do clima, a justiça social, e um sistema socioeconómico que prioriza o lucro das empresas em vez do bem-estar das pessoas.

Neste vídeo temos as intervenções iniciais da sessão.

Mais sobre o encontro: climaximo.pt/2019/02/21/4o-encontro-nacional-pela-justica-climatica-2/

* Daiara Tukano, do povo Tukano do Alto Rio Negro, é activista indígena e artista plástica, mestre em direitos humanos pela Universidade de Brasília, pesquisadora do direito à memória e verdade dos povos indígenas; comunicadora independente e coordenadora da Rádio Yandê, primeira web-rádio indígena do Brasil. Daiara acredita que o activismo é um exercício pela consciência para a integração com a natureza, para que possamos trabalhar juntos a cultivar uma sociedade mais justa e respeitosa das diversidades, honrando a dignidade de todos os seres vivos. Daiara iniciará em Lisboa uma tournée por várias cidades europeias, organizada pela Coordenação Justiça Climática Social/Suíça e com apoio do Coletivo Memória, Verdade e Justiça Rhône Alpes / França.

* Daniela Ferreira é licenciada em Bioquímica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e na FCT e FCM da NOVA frequenta o mestrado em Fitotecnologia Nutricional para a saúde humana. Daniela é uma das organizadoras da Greve Climática Estudantil e é também activista de vários colectivos como Climate Save Portugal, Associação Vegetariana Portuguesa e Climáximo.


https://vimeo.com/324938834

62 visualizações